Cerca de 64,37% dos usuários de planos de saúde são clientes de uma operadora que recebeu reclamação procedente na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) em 2009.
De acordo com o índice de reclamação da Agência, no ano passado, foram registradas 3,27 reclamações para cada 10 mil usuários. Somente em dezembro, das 1.200 operadoras atuantes no país, 243 receberam reclamações procedentes.
Desse total, 68 eram de operadores de pequeno porte, 100 eram de médio porte e 75 de grande porte, sendo que estas últimas concentravam 84,02% dos reclamantes.
Procon
Em São Paulo, segundo informações da assessoria de imprensa do Procon-SP, entre janeiro e dezembro de 2009, foram registradas 9.651 atendimentos.
Dentre os principais problemas encontrados pelos consumidores estavam os relacionados aos contratos (não-cobertura, abrangência, reembolso), responsáveis por 35,78% dos atendimentos.
Em seguida, vieram negativa de cobertura (19,56%), recusa ou mau atendimento (8,20%), rescisão, substituição ou alteração no contrato (6,31%), descumprimento da oferta (5,78%) e reajuste por alteração de faixa etária (4,78%).
Fonte: InfoMoney